fundacaodeneurologia

Neurocirurgia inovadora no Hospital Geral do Estado (HGE)

No dia 8 de Abril de 2020 ocorreu no Hospital Geral do Estado (HGE) a primeira neurocirurgia da Bahia utilizando biomodelo 3D. O paciente foi vítima de trauma raquimedular e passou por uma artrodese de cervical. O uso de biomodelos consiste em transformar o exame do paciente como Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética em uma peça 3D para guiar os parâmetros da cirurgia e potencializar os resultados do procedimento, diminuindo substancialmente o gasto com materiais de órtese e prótese. No caso em questão permitiu a aplicação de uma técnica cirúrgica mais complexa, que preserva o movimento do pescoço e dá mais qualidade de vida ao paciente que tem uma patologia rara como esta. A equipe da Fundação de Neurologia e Neurocirurgia - Instituto do Cérebro recebeu a doação de uma peça da empresa baiana DaVinciAnatomics, em parceria com a diretoria do Hospital Geral do Estado. A construção do biomodelo foi coordenada pela equipe de Dr. Márcio Brandão, através do médico assistente do paciente Dr. Júlio Sampaio, neurocirurgião pioneiro no segmento.